top of page
Buscar
  • Foto do escritorShirley Pontes

Novembro Azul

Você tem dúvida quanto ao Câncer de próstata?



 

A partir dos 45 anos, a melhor atitude de um homem em relação a sua saúde é ir ao urologista fazer o exame de PSA, o exame de toque retal e se houver indicação fazer também a ultrassonografia de próstata. Os três se completam para dar um diagnóstico assertivo. São exames simples que revelarão a necessidade de um tratamento, ou somente continuar o acompanhamento e prevenção.


Um grande erro cometido por muitos homens é “Eu não sinto nada errado, não preciso de médico!” Acontece que na fase inicial o câncer de próstata não gera sintomas. E, quando o homem começa a perceber: Necessidade de urinar muitas vezes à noite, urgência miccional interrupção do jato urinário, dor ao urinar e sangramento, por exemplo, é porque o câncer pode estar avançando...E o tratamento poderá ficar mais doloroso e as consequências mais graves.


Em casos avançados de câncer de próstata, poderá ser indicado uma cirurgia, radioterapia, quimioterapia, ou talvez já existam metástases agravando mais o quadro!

Mulheres vão ao medico desde a adolescência para fazer a prevenção ginecológica! E muitos homens demoram a entender que é necessário prevenir também! Então repito:

A partir dos 45 anos o homem deve ir anualmente ao urologista para fazer a prevenção urológica!  Esse cuidado ajuda a condições para prolongar a saúde e desempenho sexual na maturidade!



Shirley Pontes, Gerontóloga –

Instituto de Medicina Biológica

61 33610790

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page