top of page
Buscar
  • Foto do escritorShirley Pontes

VOCÊ TEM IDEIA DO QUANTO É IMPORTANTE A HIGIENE PESSOAL?

Um bom banho pode trazer mais benefícios do que você pensa! Quer sabe mais?

O banho ajuda a equilibrar a temperatura corporal em qualquer estação do ano. Mas um banho consciente, com método pode trazer muitos benefícios para sua saúde. É bom usar uma bucha vegetal grande para a esfoliação que ajuda na renovação celular e oxigenação da pele. Use o sabonete, espuma de banho ou óleo de sua preferência.


O método consiste em: Comece pelos braços/ombros: Esfregue, fazendo massagens na parte interna e externa pelo menos umas cinco vezes em cada parte. Continue massageando ombros e axilas de forma circular, com suavidade e firmeza, envolva a mama nesse movimento. Esfregue as axilas, pois esse movimento circular ajuda a desobstruir as glândulas, e isso significa saúde! Especialmente se for mulher, aproveite para tocar as glândulas mamárias, fazendo um autoexame, tentando identificar existência de algum nódulo. Após os dois braços, passe para o tórax - frente e costas. A massagem vigorosa estimula a musculatura e a circulação.


Agora vamos para a parte inferior. Pode ser bom usar uma banqueta, pois além de melhorar o conforto, pode evitar quedas. E se você tem uma banheira aproveite! Sente-se, e comece esfregando um dos pés. Lembre-se da Reflexologia: Nos pés estão representados os nossos órgãos então, esfregue com calma e carinho, parte superior, entre os dedos, esfregue vigorosamente a sola dos pés. Mesmo que já estejam limpos, esfregue mais, Insista na parte côncava de forma circular. Vá para os tornozelos, massageie envolta do maléolo e laterais do Tendão de Aquiles. Nesta parte existem muitas glândulas linfáticas. Pressione ritmadamente, pois assim estimulará a circulação e as glândulas serão ativadas para liberar toxinas.


Suba para a perna, e esfregue do tornozelo para o joelho pela parte interna da perna, onde fica a Safena - uma veia de grande calibre que precisa ser estimulada. Esfregue a panturrilha e toda a perna. Dedique especial atenção à parte de trás dos joelhos. Sempre esfregue de forma circular, ali estão muitos gânglios que ajudam a melhorar as dores nas pernas e faz uma boa drenagem linfática. Repita do outro lado.


Continue subindo, massageie vigorosamente a musculatura da coxa, na frente e atrás, e chegue às virilhas: Esfregue com carinho de forma circular, aqui tem mais glândulas linfáticas nos dois lados. Essas glândulas podem ter uma sensibilidade diferente, e até podem doer um pouco se estiverem inflamadas. Observar essas sensações diferentes é uma forma de conhecer como está o seu corpo. (Precisa lembrar de completar a higiene pélvica?). Agora vamos para o abdome. De forma circular comece pelo umbigo e vá

aumentando o círculo da direita para esquerda. Fique aí por um tempo, imagine-se fazendo um carinho no seu intestino e reconhecendo seu trabalho tão importante para a absorção de nutrientes, cujo funcionamento adequado, confere estabilidade e saúde para todo o seu corpo. Enquanto você estimula os gânglios que estão localizados em todo o peritônio, também estimula o trânsito intestinal – que leva o bolo alimentar, que se torna bolo fecal, para a saída! Atenção para não massagear no sentido contrário, que atrasa o processo. Algumas pessoas lavam os cabelos diariamente, embora os tricologistas afirmem que é melhor fazer intervalos maiores.


Então no dia de lavar os cabelos, com o seu shampoo preferido, massageie com a polpa dos dedos, sobretudo para estimular os bulbos capilares e revigorá-los. Evite usar as

unhas, pois pode machucar. Use a mesma espuma e massageie as orelhas, explore cada "dobrinha", atrás e na frente. Desça pelo pescoço com movimentos circulares, suaves e toque a musculatura que cobre a tireoide. Massageie sua face suavemente, circulando os olhos e levando o movimento para as têmporas e orelhas. Se você usar água morna, pode dar o choque térmico – a mudança da temperatura ajuda a despertar! Habitue-se ao método que é fácil e intuitivo (Iniciando pelas mãos, braços, ombros, torso até o umbigo. Recomeça dos pés e vai subindo até o umbigo, finalize com abdômen, cabeça e face). Além da higiene básica, o propósito é melhorar a circulação, estimular as glândulas, gerar energia e bem-estar. Ou seja - um banho detox, calmante e revigorante!

Um dia com mais tempo, escute música suave, use óleos perfumados, e não tenha pressa, cuide de cada parte do seu corpo com o carinho que ela merece. Respire profundamente durante todo o banho, tenha pensamentos de gratidão ao seu corpo que tem uma sincronia divina!


Pela Ayurveda o banho da manhã deve ser frio e o da noite morno. Eles evitam sabonetes e cremes. Eles usam apenas óleos para limpar, remover as células mortas e hidratar a pele. Sugerem óleo de gergelim em geral e, para os dias muito quentes, sugerem o óleo de coco! E eles não indicam o choque término. Se você vive em uma cidade seca como Brasília, é bom usar óleo pós-banho, pois além de limpar e hidratar, ele impede que a pele perca sua própria água! E quando for a uma cachoeira, leve a sua bucha vegetal e tome banho com água abundante e aproveite a força da ducha natural em seus ombros! Se tiver gente por perto ensine a importância deste banho.


Shirley Pontes

Gerontóloga -Instituto Medicina Biológica

61- 33610790

96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page