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  • Shirley Pontes

QUER SER SEMPRE SAUDÁVEL?

“Perfil multitarefa, vida acelerada, possivelmente dormindo menos que necessário”.

Viver assim por algum tempo sobrecarrega o corpo!

“Perfil multitarefa, vida acelerada, possivelmente dormindo menos que necessário”. Viver

assim por algum tempo sobrecarrega o corpo! E ainda nos surpreendemos quando

aparecem dores ou alguma doença crônica. O corpo sinaliza sintomas como: Artrite,

palpitação, colesterol alterado, dores no ciático, alteração hormonal, baixa libido,

desânimo, depressão, a menopausa para nós mulheres! Alguns acham que vai melhorar

por si só! Até acontecer uma crise e correr para uma emergência hospitalar. Sabemos que ser saudável na juventude não garante que o será na maturidade. Por isso, precisamos aprender ser um longevo saudável. Aqui vão algumas sugestões para quem deseja prevenir males crônicos e manter-se sempre saudável.


A Genética é inocente: O fator genético determina muitas coisas em nossa existência,

mas o que determina se você terá a mesma doença que seu pai, mãe ou avos são os seus hábitos. Portanto não culpe a genética. Assuma a sua parte em manter-se saudável.


Reeducação alimentar. A reeducação alimentar não é dieta de emagrecimento, mas sim

buscar uma alimentação consequente, ingerindo o que é nutriente, alimentos funcionais e excluir os que fazem mal. A alimentação errada é responsável por 6 graves problemas de saúde: Obesidade, diabetes, doenças cardíacas, hepáticas, circulatórias e isquêmicas.


  • Sugere-se reduzir drasticamente o consumo de refrigerantes, cervejas, bebibas super alcoólicas, adoçantes, óleo refinado, alimentos processados, embutidos, fastfood, excesso de carboidrato simples (bolachas, pizzas, pães macarrão arroz) doces, pois em excesso, Por outro lado aumentar o consumo de frutas e verduras, carnes magras, frangos, peixes, grãos (arroz integral, quinoa, gergelim, linhaça, etc.) grãos germinados, castanhas variadas, suco natural feito na hora. Vai melhorar sua digestão, o funcionamento intestinal, reduzir inflamações gerais e melhorar inclusive disposição e até a pele!

A obesidade deve ser combatida principalmente pelos problemas que ela pode causar. O excesso de peso está fortemente relacionado com diabetes, doenças circulatórias,

doenças isquêmicas. Ela aumenta a possibilidade do surgimento de vários tipos de câncer, e na pós-menopausa aumenta o fator de risco.


  • Sugere-se: Reeducação alimentar e atividade fisica para ficar fora dessas estatísticas crescentes de doenças graves.


Enfrentamentos necessários: Uma vez identificado que existe uma pré-disposição para o adoecimento, algo deve ser feito para minimizar os impactos. Muitas pessoas sabem que estão com resistência insulínica e ainda assim continuam comendo carboidratos e doces, até chegar o momento em que o pâncreas não aguentará mais e será um diabético com severas restrições alimentares. O mesmo pode-se dizer de doenças cardíacas.


  • Sugestão, procure seu medico de confiança mesmo sem estar doente. comece uma desintoxicação de fígado, rins, reduzir o sobrecarga intestinal e isso se faz com alimentação e homeopatia principalmente. Médicos que conhecem a ortomolecular têm ótimas sugestões de como fazer desintoxicação de metais pesados. É dos problemas bucais inclusive e trocar aquelas velhas amalgamas de mercúrio por restaurações de resina que são brancas e e não intoxicam o corpo sobre tudo.


Estilo de vida: Fazer o que faz bem: Livre-se de hábitos que te fazem mal.É bom livrar-se

dos hábitos nocivos como tabagismo, sedentarismo, estresse excessivo.


  • Sugere-se hábitos saudáveis como alimentação sem excessos, atividade física regular, meditação para serenar e se conectar o com o que realmente importa na sua vida!


Cuidados estéticos: Beleza é importante, mas não significa envelhecimento saudável

Procure referências, casos de sucesso e lembre que também em termos de

preenchimentos faciais, “menos é mais”.


  • Sugestão: Olhe sua trajetória na vida com generosidade, e se reconheça como uma pessoa que venceu inúmeras batalhas, experiências, aprendeu! Assim, as rugas tornam sinais decorrente dos desafios, vitórias e aprendizados importantes. E os cabelos cor de prata além de mais prático estão em alta!


Equilíbrio emocional: Algumas fases difíceis acontecem e pode ser necessária a ajuda

de um Psicólogo e um Médico que consiga diferenciar depressão de deficiência subclinica na tireóide, fadiga adrenal que geram sintomas parecidos.


  • Sugestão: Existem terapias com suplementação de minerais que mudam quadros de depressão, simplesmente porque suprem a necessidade de minerais aminoácidos e vitaminas. “Tarja preta” não é a única solução, existem homeopatias eficazes. Ajuda muito cultivar o convívio familiar afetuoso e as relações de amizade, socializar-se, praticar um hobby, congregar em uma fé ou religião, fazer trabalho voluntário, se divertir! Rir... Tudo isso é terapêutico e ajuda a manter-se jovem.


Prática consciente da prevenção. O seu corpo ficará bem se você cuidar dele. O bem

estar e a saúde na maturidade são conquistas decorrentes de anos de bom

comportamento. Segundo o Dr. Francisco Humberto, Nutrólogo e Geriatra, “Para viver bem por muitos anos é preciso evitar excessos e prevenir sempre, pois a qualidade de vida durante as últimas décadas é CONSEQUÊNCIA!” Portanto, comece a prevenção HOJE, pois na maturidade “a conta vai chegar”,e esta você não dividirá com ninguém.


Por Shirley Pontes - Gerontóloga.


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