My Image

Homeopatia

A Homeopatia foi criada e desenvolvida pelo médico alemão Christiano Frederico Samuel Hahnemann, há quase 200 anos.


Essa forma de tratamento colabora com o processo natural de cura do organismo e baseia-se numa lei da natureza, denominada Lei dos Semelhantes.

Depois de muitos estudos, Hahnemann percebeu que uma substância capaz de provocar sintomas em uma pessoa sadia é capaz de curar essas mesmas manifestações em um doente, após a preparação do principio ativo.


Explicando melhor, uma pessoa intoxicada pelo veneno arsênico apresenta náuseas e vômitos. Por essa razão, o medicamento homeopático Arsenicum Álbum é utilizado em pacientes com náuseas e vômitos e o efeito é reduzir esses sintomas. 

  

A prática homeopática chegou ao Brasil no dia 21 de novembro de 1840, e no período em que Da. Ruth Cardoso foi Primeira  Dama do país, a Homeopatia foi reconhecida como especialidade médica, junto com a Acupuntura, pois ela era adepta destas modalidades de tratamento, fato que estimulou as  Instituições Reguladoras a  aprovarem os tratamentos.


Especialidades

Geriatria

A Geriatria é a especialidade médica que visa promoção da saúde, dos hábitos de prevenção e o tratamento das doenças, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos.

A medida que a idade avança a idade, o funcionamento do corpo  tende a  mostrar algumas fragilidades,  aparecem doenças  que muitas vezes se tornam crônicas. Surgem dores, reumatismos e males que precisam de acompanhamento e um especialista .

No Instituto de Medicina Biológica seguimos uma abordagem integrativa  e utilizamos recursos da homeopatia e  ortomolecular  e eletromedicina visando oferecer o melhor  em termos de cuidados com o idoso, estabilização de quadros graves ou crônicos e recuperar a vitalidade.


My Image
My Image

Nutrologia

A Nutrologia é a especialidade médica que estuda os nutrientes dos alimentos, suas funções no organismo normal e a fisiopatologia, o diagnóstico e o tratamento dos distúrbios de nutrientes nas doenças. (Definição da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia)


​Visa estudar e evidenciar as funções dos nutrientes para o bom funcionamento do corpo e mente nas várias fases da vida, prevenir doenças crônicas e degenerativas e melhorar a qualidade de vida, bemcomo diagnosticar e tratar desequilíbrio de nutrientes.

No Instituto de Medicina Biológica praticamos a Nutrologia com subsídio dos recursos das estratégias ortomoleculares. Temos como parte dos nossos protocolos o Detox com a quelação de metais pesados, a suplementação venosa, tudo voltado para o restabelecimento de equilíbrio e melhorar a condição desfrutar  com plenitude da vida e  envelhecer com saúde, vitalidade e graça!


My Image

Nutrição

Em construção

My Image
My Image

Psiquiatria é uma especialidade médica que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas.


São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência e os transtornos de ansiedade. A meta principal é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico. Para isso, é necessária uma avaliação completa do paciente, com perspectivas biológica, psicológica e de ordem cultural, entre outras afins.


Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado com medicamentos ou terapêuticas diversas, como a psicoterapia, prática de maior tradição no tratamento.


Psiquiatria